Buscar

5 mitos sobre a depressão que você precisa deixar de acreditar

Atualizado: 17 de Nov de 2019

A depressão é uma doença séria que acomete milhares de pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais. É uma condição tão terrível que muitas pessoas com depressão chegam ao extremo do sofrimento psicológico, tirando então a própria vida.


Apesar de sabermos da seriedade do problema, ainda persistem em nossa cultura alguns mitos que precisam ser desmascarados a respeito da depressão.


1º mito: “Depressão é o mesmo que tristeza”.



É errado dizer que a depressão é o mesmo que sentir tristeza, pois uma pessoa com depressão apresenta ausência de sentimentos, caracterizada por uma experiência de dormência e apatia em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo.


O termo correto na verdade é anedonia, que é quando a pessoa passa a perder o interesse em coisas que antes a deixavam feliz. É como se nada mais tivesse importância ou valesse a pena.


2º mito: “Depressão é uma escolha.”



Infelizmente muitas pessoas acreditam nisso, mas obviamente esta afirmação é falsa. Depressão não é uma escolha! Por que alguém iria escolher viver deprimido? Pessoas deprimidas desejam ter uma vida satisfatória, com propósito e alegria. Elas querem mais é sair deste estado, o problema é que elas não conseguem fazer isso sem ajuda profissional.


Imagine se toda a sua motivação para levantar de manhã de repente desaparecesse? É por isso que alguém com depressão passa todos os dias. Elas não têm ânimo para fazer qualquer atividade, e tudo se torna extremamente difícil e até doloroso de ser realizado.



3º mito: “Basta pensar positivo."


Essa é uma afirmação que é fortemente disseminada. Mas será que é um método que realmente funciona?


Infelizmente o método de pensar positivamente já foi refutado há algum tempo (Wenzlaff, Wegner, 2000). Para se conseguir pensar positivamente, deve-se, ao mesmo tempo, suprimir pensamentos negativos. No entanto, é impossível suprimir pensamentos, e já foi demonstrado que quanto mais se tenta eliminar um pensamento negativo da cabeça mais frequentemente ele reaparece.


Para demonstrar o que queremos dizer, faça o seguinte exercício: No próximo minuto, não pense em abacaxi, pense em uma maçã.


Infelizmente, quanto mais você se esforçar para pensar na maçã, mais o abacaxi irá aparecer.


Pedir para alguém pensar em maçã e não pensar em abacaxi é ineficaz. Então por que você acreditaria que pedir para uma pessoa com depressão pensar só em coisas positivas é uma boa ideia?


4º mito: “Depressão é falta de deus”


Eu entendo que as pessoas tem suas crenças. Mas achar que todo problema é devido a “falta de fé” é um equívoco.


Depressão não tem nenhuma relação com religião, classe econômica ou raça. A depressão não é uma doença exclusiva para ateus ou agnósticos. Existem milhares de cristãos, com tanta fé quanto você, que estão deprimidos.


Existem cristãos no nosso consultório on-line que discordam dessa crença e entendem que sua doença não é falta de Deus, mas sim é uma condição como a gripe, na qual você adoece e busca tratamento quando necessário.



5º mito: “Depressão é frescura.”


Sim, temos que falar a respeito dessa crença porque, acreditem ou não, ela ainda é disseminada por muitas pessoas.


Tudo o que temos a dizer é que a depressão é uma doença amplamente estudada, cujas causas já são conhecidas. Ainda, já existem tratamentos com eficácia considerável – inclusive psicoterapia – para combatê-la.


Afinal, se depressão fosse frescura, então qualquer outra doença também poderia ser considerada frescura, não é?



SIGA ESSA DICA!


Não dissemine essas crenças, você só estará prejudicando aqueles que são vítimas da depressão e dificultando a busca por tratamento.




Referências:


Wenzlaff, R. M., & Wegner, D. M. (2000). Thought suppression. Annual Review of Psychology, 51(1), 59–91.

79 visualizações
A Psicoterapia on-line tem a mesma eficácia do atendimento presencial!
Se o seu problema for uma emergência, ligue para 192.
© Copyright 2019 Psicovirtual.  Todos os direitos reservados.